Ano letivo 2017/2018


Mais um ano letivo a iniciar. Um bom ano letivo para a família EPDRAC!
Ensinar exige conhecimento e, consequentemente, a troca de saberes. Pressupõe-se a troca de experiências, respeitando os saberes do senso comum e a capacidade criadora de cada um.
Ensinar implica que se aprenda e a verdadeira aprendizagem é aquela em que os saberes ensinados são reconstruídos pelos educadores e educandos e, a partir dessa reconstrução, tornam-se autónomos, emancipados, questionadores, inacabados. 
Pretendemos que na escola se possa ensinar, educar, responsabilizar, transformar.
Os alunos que nos procuram integram esta família (EPDRAC) porque querem, para aprenderem, para se transformarem, para serem melhores cidadãos. Esta é a vontade dos alunos, seus pais e encarregados de educação e de todos nós, na escola.
Não pode existir ensino efetivo sem que se consolidem as aprendizagens. Só estes dois processos – ensino e aprendizagem- em conjunto nos levam ao sucesso educativo, para tal é preciso vontade, esforço, responsabilidade…
A EPDRAC tem a missão de proporcionar o desenvolvimento humano de cada aluno, preparando-os para o exercício profissional, proporcionando a formação de cidadãos críticos, criativos, participativos e responsáveis, educando para a autonomia, para o empreendedorismo e para a paz, promovendo uma educação intercultural e de valores de respeito pelos humanos, pelos animais e pelo ambiente.
A missão só pode ser concretizada com a implementação de estratégias que conduzam à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, tendo sempre como meta um ensino exigente, rigoroso e de qualidade. É preciso mudar a forma como se ensina e isso passa, por mudanças nas salas de aula, pela organização de equipas pedagógicas que podem ser formadas por professores de várias áreas disciplinares e que se poderão organizar em várias modalidades e variar ao longo do ano letivo. Esta flexibilidade existe nesta Escola, onde os professores trabalham colaborativamente, conseguindo encontrar soluções criativas, motivadoras, significativas e efetivas para as aprendizagens.

A todos os que escolheram esta escola, na nossa perspetiva, fizeram uma boa escolha, pois somos uma escola dinâmica, aberta ao exterior e que permite que os seus alunos tenham autonomia, preparando-os para o futuro quer seja a continuação dos estudos quer seja o mundo do trabalho. Cremos que o nosso projeto educativo é consistente e adequado à realidade. Continuamos a trabalhar para que responda às necessidades de todos aqueles que a frequentam.


Bom ano 2017/2018!


A Diretora

Maria da Conceição F. R. Matos