Campeonato Nacional de CCE – 6 e 7 de dezembro

 

 

A EPDRAC uma vez mais aceitou o desafio de organizar um evento equestre ao mais alto nível, o Campeonato de Portugal de Concurso Completo de Equitação 2014.

A responsabilidade era enorme, mas como sempre o corpo coeso da Escola desenvolveu um excelente trabalho que culminou com o sucesso esperado. Registou-se um número recorde de inscrições, tendo participado neste CNC 88 conjuntos nas várias provas, desde Iniciação, Preliminar Federada e Open, 1*, 2** e 3*** Especial, provas que compunham o programa aprovado pela Federação Equestre Portuguesa.

Nestas provas o mesmo conjunto, cavaleiro e cavalo, tem de participar na prova de ensino, de cross e, finalmente, na prova de salto de obstáculos, daí se chamar de Concurso Completo de Equitação, envolvendo as três disciplinas olímpicas.

As condições de terreno foram favoráveis, os obstáculos de cross, quase todos renovados e pintados, estavam convidativos e proporcionaram um belo espetáculo de técnica e elegância.

O novo Campeão de Portugal é João Duarte Silva com a égua Xaft. João Duarte Silva é professor da Escola Profissional de Alter do Chão que, com o seu entusiasmo, conseguiu trazer este Campeonato para Alter, colaborou na organização e ainda conseguiu, com o seu desempenho técnico, sagrar-se Campeão de Portugal de 2014 da modalidade. De destacar que este cavaleiro ainda, com outros cavalos, venceu mais duas provas e obteve também um 2º lugar.

O Vice-Campeão de Séniores é Manuel Grave, com Samaritano.

Estavam também em disputa os campeonatos de Portugal de Juniores e de Jovens Cavaleiros, tendo-se sagrado campeão, na categoria Jovens Cavaleiros, Francisco Stilwell, com Super de Foja, e vice-campeão Augusto T. Calça e Pina, com Craft AC. 

Na categoria Juniores venceu João Netto Bacatelo, com Beny Fortunuz e na 2ª posição Francisco Paim, com Loulou.

Os alunos da EPDRAC também estiveram a um bom nível técnico, pois na prova Open da categoria Preliminar conquistaram os 8 primeiros lugares, tendo-se destacado vencedor da prova Bernardo Adegas Coelho com Califa, aluno finalista do Curso de Técnico de Gestão Equina. Posicionaram-se em seguida, Renato Sousa com Zarco, Carolina C. Barros com Dartanhã, João Mª Duarte com Burguiba, Miguel Vicente com Baco da Ponte, José Tacão com Z dos Limpos, David Antunes com  Eureka da Ponte e Filipe Duarte com Diva SPM.

Este importante evento nacional, ao mais alto nível, organizado pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, encontrava-se inserido nas comemorações dos 266 anos da Coudelaria de Alter, que a 9 de Dezembro organizou a sua “ferra” tradicional e comemorou esta tão importante data. 

Presidiu à cerimónia o presidente da Federação Equestre Portuguesa. Presentes também os presidentes da Companhia das Lezírias, do Município de Alter e da Junta de Freguesia Alter.

Resultados da prova CNC Preliminar:

1º João Duarte Silva com Red Winston

2º João Duarte Silva com Esmeralda

3º Luís Fernandes com Dona Jota

4º António Núncio com Harcos

5º Manuel Grave com Koldo

 

Resultados CNC 1*

1º João Netto Bacatelo

2º Francisco Paim com Loulou

3º 2º Sarg. Veterinário com Xeique

4º Lourenço Machado com Andarilho

5º Duarte Seabra com Calmore Max

Resultados Iniciação

1º João Duarte Silva com Formiga

2ºTen. Cor. Miguel freire com Altiva de Mafra

3º Duarte Manuel com Quiona de Mai 

4º Carlota Rico com Azalia

5º João Airoso com Katy