A EPDRAC na Assembleia da República – Mostra/debate do Ensino Profissional Agrícola

 

A APEPA, Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas, da qual a EPDRAC é associada, promoveu a 1ª Mostra-debate sobre o Ensino Profissional Agrícola em Portugal, ensino este que conta já com 25 anos de existência, embora haja registos deste tipo de ensino anteriores a esta data. Este evento realizou-se no dia 11 de novembro, no edifício novo da AR e contou com a participação de oradores de renome na área, nomeadamente Gonçalo Xufre, David Justino, Tiago Domingos, Carlos Frutuosa, assim como de 4 representantes da Comissão Parlamentar para a Educação, Ciência e Cultura.

As temáticas abordadas centraram-se no futuro desta modalidade de ensino e a sua relação com o desenvolvimento local, os novos desafios das escolas profissionais agrícolas e as parcerias desejáveis entre escolas e empresas, assuntos da maior importância para o dia-a-dia das escolas profissionais e garante do contínuo sucesso alcançado pelo ensino profissional.

Os participantes foram, ainda, brindados com uma mostra-prova de produtos facultados pelas várias escolas participantes, que contemplavam azeite, ervas aromáticas, vinhos, licores, compotas, queijos e enchidos, e que fizeram as delícias dos participantes, num verdadeiro e merecido reconhecimento do valor e trabalho desenvolvido pelas escolas profissionais. De salientar que neste tipo de ensino alia-se o saber-fazer à parte científica; se, por um lado, os formandos aprendem fazendo, por outro, aprendem porque se faz e como se chega a tais resultados.

O balanço deste certame é muito positivo. Segundo o presidente da APEPA, Eng.º Carlos Frutuosa, “não interessa promover a parte, mas sim o todo. Só assim entendido, se compreende o esforço e o empenho que procuramos impor em cada ação levada a cabo. É na imagem de unidade, de coesão, de perfeita harmonia entre todos os pares, que se gera o elemento único e diferenciador” que tanto caracteriza o ensino profissional.

A Direção